Proposta Pedagógica

 

A Pedagogia Afetiva proposta pelo Sistema Maxi de Ensino é um processo educativo que valoriza a qualidade cognitiva e científica e também a qualidade social e afetiva, considerando os vários estágios do desenvolvimento humano, no qual a inteligência e a afetividade se alternam em termos de importância e se complementam em termos de necessidade.

Esta pedagogia prepara o aluno de uma maneira integral para a vida, com firmes bases científicas, mas priorizando valores e princípios como conhecimento, transformação, autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito, direitos e deveres, democracia, cidadania, criticidade, sensibilidade e criatividade para a melhoria do convívio social.

Considerando também que os seres humanos precisam de limites que lhes assegurem o equilíbrio essencial, a pedagogia afetiva prepara o professor para ser regente, um agente de facilitação do conhecimento, e melhora a sua visão em relação ao aluno, ampliando seu leque de ações.

Nesse sentido, o ensino e a aprendizagem se dão por meio das relações entre os sujeitos – alunos x alunos, alunos x educadores – e entre os sujeitos e o espaço, com base nos conhecimentos da sala de aula e das vivências coletivas, que estimulam o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.

Equipe

 

O Educandário Jardim das Goiabeiras conta a equipe fixa de 48 profissionais, além dos professores convidados que ministram as aulas especiais que fazem parte dos projetos interdisciplinares do calendário escolar. Entre as especialidades destes educadores estão biologia, educação física, artes, inglês e música.

Cada sala de aula conta com um pedagogo especializado (professor regente) e um pedagogo assistente, sendo uma média de um profissional para cada três crianças, o que garante um acompanhamento mais próximo e focado para as necessidades das crianças.

Além disso, a escola conta com Nutricionista, que cuida da alimentação diária das crianças e ministra aulas periódicas de culinária, e um profissional Fonoaudiólogo que atende as crianças com dificuldade no desenvolvimento da oralidade e dá subsídio às ações dos educadores na sala de aula.

© 2019 - Educandário Jardim das Goiabeiras.